terça-feira, 22 de setembro de 2009

CORREÇÃO DA ATIVIDADE - EXERCÍCIOS DAS PÁGINAS 97 a 99 - 7º ANO

PÁGINA 97
6 - Respostas pessoais. Serão consideradas as respostas coerentes com a realidade da cidade de São Paulo na atualidade.

7 - Cursos profissionalizantes, escolas técnicas e graduação de curto período, como licenciaturas de 2 anos e meio.

8 - A peste negra "migrou" do Oriente para o Ocidente através dos navios que traziam mercadorias, mas também os ratos. As cidades foram o ponto principal de disseminação da doença, pois as condições de higiene eram péssimas e existis um importante número de pessoas vivendo amontoadas nas cidades medievais. A transmissão acontecia pelo contato social e devido as relações comerciais rapidamente chegou ao campo. A população europeia sofreu uma drástica redução, as cidades entraram em decadência por um determinado tempo e nos feudos estouraram as revoltas camponesas por causa da superexploração servil, o que levou em muitos casos à extinção da cobrança da corveia pelos senhores, ou mesmo a transformação do trabalho servil em assalariado.
A campanha deveria ser aos moldes atuais, sendo ao mesmo tempo chamativa e informativa. de nada adianta em uma campanha de conscientização e prevenção espalhar apenas o pânico e não deixar claro como e por que a prevenção é necessária.

LEITURA DE IMAGEM:
A pintura é o retrato do século XIV, marcado pela morte. Morte´presente na devastação das plantações (gerando a fome), nas guerras e na peste negra.
PIETER BRUEGEL - Nasceu em 1525 e morreu em 1569. Era pintor, escultor e arquiteto, além de decorador de tapeçarias e vitrais.
Nasceu em Breda, hoje província da Bélgica.
Foi considerado o maior representante flamengo de pinturas sobre o cotidiano medieval.
Atuou como pintor em Antuérpia e Itália.
Foi discípulo de Bosch (importante pintor satírico) e com isso passou a definir melhor seu estilo retratando paisagens e cenas cotidianas onde realçava as fraquezas e loucuras do ser humano.
Morreu aos 44 anos e foi enterrado na Igreja Notre-Dame de la Chapelle, evidenciando importante prestígio social.

LEITURA DE TEXTO:
  1. Historiográfico. Através do resgate do passado o autor busca compreender a origem dos movimentos sociais e como são hoje.
  2. As frases desenvolvidas são pessoais e serão consideradas aquelas coerentes com o sinônimo escolhido pelo aluno.
  3. Na Idade Média os movimentos sociais surgiam espontaneamente, sem planejamento ou objetivos claros. Hpje, através da atuação dos sindicatos os trabalhadores possuem maior organização, objetivos claros e atuação política.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CORREÇÃO DE ATIVIDADE - PÁGINAS 83 a 85 - 7º ANO

QUERIDOS ALUNOS!

Confiram a correção e em caso de dúvida é só perguntar. Abraços, Tatiana.

PÁGINA 83
São guerreiros. Para defender aquilo que consideram correto. Na cor, modo de se vestir. o da esquerda está vestido como um guerreiro europeu. O da direita está semi-nu e descalço. Escudos e espadas.
  1. São guerreiros que lutam em nome da fé e por causa do ódio.
  2. Por um cristão, pois é favorável a figura do guerreiro de pele clara, que não demonstra ódio e tem a palavra fé ao seu lado.
  3. resposta pessoal, desde que coerente com a imagem e o contexto histórico.
PÁGINA 84
  1. O fato de ser um negócio de Deus.
  2. Aos cristãos europeus. Para o papa era necessário conquistar as terras dominadas por muçulmanos, então empreendeu uma "guerra santa" entre cristãos e muçulmanos.
  3. Resposta pessoal desde que a justificativa seja coerente com a opinião e o assunto estudado.
  4. Sim. hoje ainda existem líderes, como os fundamentalistas islâmicos e mesmo George Bush após o 11 de setembro que disse ser necessária uma nova cruzada contra o terrorismo.
PÁGINA 85
  1. O texto é jornalístico.
  2. o autor aborda o tema da violação aos direitos da Criança. Sabe-se que hoje não teríamos mais condições de utilizar crianças em guerras legalmente. No entanto, muitos países em guerra civil recrutam crianças e adolescentes como soldados, em muitos lugares (inclusive no Brasil) crianças são vítimas de violências e abusos, mesmo a lei as protegendo.
  3. resposta pessoal.
  4. o texto deve ter além da opinião pessoal. Deve trazer dados estatísticos ou reportagem sobre o assunto.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ATIVIDADE 1 - PRIMEIRA MENSAL - TERCEIRO TRIMESTRE - 8º ANO B

Página 42
4) Castor fiber e castor canadensis. O castor americano é encontrado no Canadá e EUA. Os castores constróem suas habitações feitas de barro e galhos, no meio de reservatórios e lagos, que se comunicam com o resto do lago por meio de um túnel subaquático. Para evitar que a entrada do túnel fique descoberta e para manter constante o nível de água, os castores constroem com galhos e lama, diques que podem chegar ou até mesmo ultrapassar 300 metros de comprimento. A pele do castor tem elevada cotação o que estimulou a caça indiscriminada e por isso os castores estão ameaçados de extinção.
5) É importante perceber o destino cruel das populações nativas. Ao chegarem, os europeus tomaram as terras indígenas. Além disso, apossaram-se também de sua cultura e memória, pouco se sabe da história dos primeiros povos que habitaram a América do Norte. Fala-se muito do europeu e muito pouco dos habitantes americanos.
página 44
1) semelhanças: vida baseada na caça, agricultura.
diferenças: Iroqueses: matriarcais, culto ao bisão.
Alonquinos - crença em Manitu, sonheo possuem significado.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CORREÇÃO DA SEGUNDA AVALIAÇÃO MENSAL - SEGUNDO TRIMESTRE - 9º ANO

1)
a) Guerra Civil Espanhola.
b) Grupo de extrema direita, liderado pelo general Franco de tendência fascista. Lutavam contra a Frente Popular.
c) Com brutal violência, preferindo matar a prender.
d) Foi encarado como um ensaio para Hitler e Mussolini ambicionarem ataques maiores.
2) O partido nazista era contrário ao comunismo e a burguesia acreditava que poderia usá-lo para neutralizar as forças comunistas na Alemanha.
3)
a) Através da defesa de uma raça pura.
b) Ao mesmo tempo que é um direito é tambémn uma terrível forma de discriminação.
4)
a) O Tratado de Versalhes submete a Alemanha a uma situação humilhante, muitos alemães acreditam que a recuperação da força e a prova da superioridade curariam o sentimento deixado pela I Guerra.
b) Vai conduzir esforços econômicos assim como terá o apoio da burguesia. Sua política econômica é amplamente dedicada à ind´ústria bélica.
5)
a) marcha sobre Roma.
b) Conduziu Mussolini ao cargo de Primeiro Ministro.
c) Burguesia, miliatres, Igreja Católica, grandes proprietários rurais.
d) Eram fortes e em formação ideológica além de, através deles, ser possível perpetuar o fascismo.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

CORREÇÃO DA SEGUNDA AVALIAÇÃO MENSAL - SEGUNDO TRIMESTRE

1) a) Rei - cavaleiros, nobreza anglicana, burguesia londrina X Puritanos - burguesia, gentry, yomen, povo.
    b) A burguesia mercantil e manufatureira foi a responsável pelo financiamento da guerra, permitindo aos puritanos a formação do Grande Exército Modelo.

2) a) "sem o consentimento do Parlamento é ilegal".
b) O Parlamento.
c) É constituído pela Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns.
d) 8 e 9.
e) Para que o rei não usasse o exército contra o Parlamento na tentativa de ter o poder total.

3) Desde a Idade Média os ingleses limitaram o poder real com a aprovação da Magna Carta e a posterior criação do Parlamento. desta forma, o poder real era limitado pela existência do Parlamento.

4) a) Para ele é a posse da terra e a igualdade de direitos.
b) Coletiva. "Quando a terra voltar a ser um tesouro comum (...) então a animosidade existente entre todos os países chegará ao seu termo".
c) Fator de existência.
d) Ele defende a igualdade econômica e o fim dos privilégios para os ricos.

5) a) Movimento cuja mudança é estrutural, pois muda a ordem vigente.
b) Não. Na Revolução Gloriosa ocorreu a mudança na organização política, no entanto, todas as estruturas foram mantidas.

6) Cobrança abusiva de impostos levou os puritanos a revolta. As perseguições religiosas aumentaram ainda mais as oposições.

7) Absolutismo monárquico, uma vez que não tolera nenhuma forma de intervenção em suas decisões.

8) O absolutismo e a República de Cromwell.


CONFIRAM A CORREÇÃO E CASO TENHAM QUALQUER DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR.
UM ABRAÇO,

Tatiana.
OLÁ MEUS QUERIDOS ALUNOS!

A partir de hoje vou começar a usar este blog para postar correções de avaliações e exercícios extras.
Quando for necessário também vou deixar disponível textos e imagens.
Este blog também será uma importante via de comunicação para você postar dúvidas e comentários.
Um grande abraço, professora Tatiana.