segunda-feira, 9 de novembro de 2009

RESPOSTAS DAS QUESTÕES SOBRE RENASCIMENTO CULTURAL

1) A obra é antropocêntrica, pois valoriza o humano, busca a perfeição das formas e a retratação da Natureza.
2) Nas cidades as pessoas tinham contato com diversas culturas através do comércio. Nas cidades tinham mais liberdade para buscar o conhecimento e esta situação provocou novas formas de pensar e de observar a Natureza, dando origem ao Renascimento Cultural.
3) Não, os humanistas eram contrários ao domínio da Igreja Católica em todos os níveis, mas não é característica do Renascimento Cultural a falta de fé em Deus.
4) Por que ocorreu a invenção do relógio. Com ele a contagem do tempo deixou de ser natural e passou a ser determinada pelo tempo artificial, ditado pelo relógio mecânico.
5) Sim, pois os humanistas buscavam a verdade dos fenômenos naturais através da experimentação e comprovação. Aquilo que não pudesse ser comprovado não era considerado verdade, ciência, e passava a ser considerada apenas uma questão de fé.
6) Forma de pensamento que sintetiza o pensamento dos renascentistas. O humanismo defendia o uso da razão para conhecer a Natureza, buscava a valorização do ser humano na forma e pensamento e valorizavam as obras de gregos e romanos além de rejeitarem o pensamento medieval.
7) A Itália foi o centro da cultura greco-romana, as cidades italianas eram muito ricas, centros de comércio tinham contato com vários lugares e também possuía uma burguesia muito rica que financiava as obras dos artistas (mecenas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.