sexta-feira, 20 de novembro de 2009

AVALIAÇÃO MENSAL DO TERCEIRO TRIMESTRE - 8º ANO

1)
a) mulheres.
b) aumento dos lucros.
c) exaustivas horas de trabalho, falta de segurança, pouco descanso, 45 minutos de intervalo para as refeições (total do dia) e podiam sofrer castigos corporais e abusos.
d) Não, com um governo baseado nos interesses burgueses não tem-se ineresse de que ocorra a regularização desta mão de obra que também é barata devido a lei dos cercamentos que expulsou centenas de pessoas do campo e formaram um grande contingente que passou a ser utilizado nas fábricas.
2)
a) será a principal fonte de energia das primeiras máquinas.
b) era o tipo de mão de obra mais barato.
c) diziam que assim o número de crianças abandonadas e entregues a delinquência seria menor. Ao explorá-las eles (de acordo com essa visão) estariam praticando um ato de caridade.
3)
a) manufatura e atsanato.
b) a segunda
c) trabalho em série. Na segunda o mestre-artesão é dono do meios de produção e do produto e existe na manufatura a divisão social e internacional do trabalho.
4)
a) Luddismo e Cartismo
b) a intensa exploração do trabalho dos operários, o violento tratamento e a ausência de direitos gerou estes movimentos.
5) As colônias inglesas na América do Norte sempre tiveram certa autonomia em relação a metrópole.
Mas a partir de meados do século XVIII a Inglaterra mudou sua prática econômica e iniciou um processo de intensa exploração das colônias provocando a reação dos colonos que, respaldados pelas ideias iluministas, iniciaram o processo de independência dos EUA.
6) As imagens evidenciam a luta pela liberdade comercial e pela representação legítima contra a tirania, ideias iluministas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.