domingo, 22 de novembro de 2009

AVALIAÇÃO FORMALIZADA - TERCEIRO TRIMESTRE - 9º ANO

1)
a) Dutra visou proteger os interesses dos empresários internacionalistas e neste sentido, sua política em relação aos trabalhadores foi baseada no arrocho salarial e aumento da inflação que prejudica violentamente a classes trabalhadora.
b) Com descaso e repressão, apesar da Constituição de 46 garantir o direito a greve.
c) Vargas desenvolveu o queremismo e com discurso fortemente populista conseguiu vencer as eleições, mas na década de 50 ele possuía inúmeras oposições e um nacionalismo radical já não era mais possível.
2) Foi uma política que visou o desenvolvimento industrial do Brasil, com foco na formação de um poderoso pólo industrial e novos centros urbanos. No entanto, tal desenvolvimento ocorreu apenas regionalmente, favorecendo prioritariamente o sudeste e condicionando outras regiões ao abandono, como o Nordeste, por exemplo. Além disso, devemos entender um país desenvolvido aquele que tem altos índices de alfabetização, saúde excelente, baixíssima mortalidade infantil, mas o Brasil de JKJ estava muito longe dessa realidade.
3)
a) O Congresso liderado pela UDN e PSD impedia João Goulart de assumir como presidente da República após a renúncia de Jânio Quadros.
b) Momento de intensa crise econômica, instabilidade política e importantes manifestações populares.
c) A crise econômica e social, além da instabilidade política eram amplamente utilizadas pela grande imprensa e conservadores a fim de propagarem um verdadeiro pânico na população em relação a João Goulart. Relacionavam seu governo a todos os problemas e também a todas as manifestações populares - desde greves até saques. Com uma intensa propaganda os conservadores conseguiram apoio para o golpe, dado por militares conservadores em 1964.
4)
a) Uma vassoura.
b) Dizia que com a vassoura ele, Jânio Quadros, iria varrer a corrupção e a inflação deixadas por JK. Indica limpeza da sujeira deixada pelo governo anterior.
c) O seu governo concentrou-se em suas vaidades e desejos. Jânio não governou para o povo ou para as elites, e por isso não conseguiu manter-se no poder.
5)
a) "50 anos de desenvolvimento em 5 de governo".
b) Foi o plano desenvolvimentista de JK. Com ele ocorreu o aumento da industrialização com a chegada das multinacionais, aumento de oferta energética e também intensificação na utilização do transporte rodoviário.
c) Pois Brasília foi o símbolo de todo o desenvolvimento e modernização que JK queria deixar como sua marca no governo do Brasil.

TESTES
B
A
C
A
C
A
E
D
B
E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.